13 de Julho é dia do Rock


Há milênios os benefícios da #música no humor são conhecidos. Filósofos gregos usavam instrumentos como a Lira para ajudar as pessoas. Aristóteles acreditava que a flauta melhorava as #emoções e “purificava a alma”. Pesquisas sugerem que existe uma conexão entre a música e seu efeito em várias doenças. A melodia pode, por exemplo, diminuir a frequência cardíaca, abaixar a pressão arterial e reduzir o nível de hormônios de estresse. Os especialistas ainda não entendem como nossos neurônios (células cerebrais) conseguem ouvir e tocar música. Um sistema estéreo emite vibrações que viajam pelo ar e chegam ao nosso canal auditivo e chegam ao nosso cérebro através de sinais elétricos. A música é estrutural, matemática e arquitetônica, baseada em relações entre uma nota e a próxima. Mesmo que você não perceba, o #cérebro trabalha bastante para computar e interpretar a #melodia . Como usar a música para seu benefício mental?


*Melhore sua criatividade Ouça a música de seus filhos e netos. Evite escutar apenas as músicas da sua juventude. Novas melodias desafiam o cérebro. Podem não ser prazerosas inicialmente, mas a falta de familiaridade força um exercício mental.


*Busque memórias de tempos atrás; Ouça músicas do tempo que deseja relembrar. Por exemplo, ouvir uma balada romântica do começo do namoro ajuda a despertar o sentimento.


*Ouça o seu corpo Observe como seu corpo reage a diferentes tipos de música. O que ajuda uma pessoa a se concentrar, atrapalha outra. Algumas pessoas gostam de estudar ouvindo rock. Outras preferem música de relaxamento.


*Melhore seu humor Uma atitude mental saudável ocorre quando temos pensamentos positivos e otimistas. Se está tendo um dia ruim, que tal ouvir música mais agitada em alto volume? Músicas com ritmos alegres (Love Shack - B42s, por exemplo) ajudam a elevar o humor e melhorar sua capacidade de lidar com o dia. Dificuldade para acordar? Programe uma música agitada no despertador.

1 visualização0 comentário