Ver atos de bondade faz com que sejamos pessoas melhores


Ver alguém fazer o bem a outro faz com que nos sintamos bem, causando um sentimento quente e terno em nosso peito. Esta emoção positiva, conhecida como "elevação" (elevation) faz com que nos sintamos muito bem, mas será suficientemente poderosa para fazer com que nós também pratiquemos atos altruístas?


Aparentemente a resposta é "Sim", de acordo com um estudo publicado no periódico Psychological Science. Os Schanll e Fessler investigaram a influência da elevação no comportamento. Voluntários viram um clip de TV neutro (que mostrava cenas de um documentário) ou um clip de elevação (um segmento do The Oprah Winfrey Show", que mostrava músicos a agradecer a seus mentores), designado a induzir sentimentos de elevação. Quando os voluntários receberam o pagamento e o recibo pelo seu tempo no estudo, também responderam se poderiam participar em outro estudo. Participantes que assistiram o clip de elevação foram mais propensos a participar em outros estudos, sugerindo que a elevação pode fazer com que ajudemos mais aos outros. No experimento seguinte diferentes voluntários assistiram um de três clips: um neutro, um de elevação utilizado anteriormente ou uma comédia. Após o clip, uma pesquisadora fingia ter problemas ao abrir um programa do computador que seria necessário ao experimento. Ela disse então aos voluntários que poderiam ir embora, mas quando os mesmos se dirigiam à porta, ela perguntava se eles poderiam completar um questionário de outro estudo. Ela avisou que o questionário era monótono e os voluntários poderiam sair quando quisessem. Participantes que assistiram ao clip de elevação despenderam quase o dobro do tempo a ajudar a pesquisadora quando comparados a participantes que assistiram aos outros dois clips, indicando que elevação pode sim levar a comportamento altruísta. Os autores concluíram que "ao provocar elevação, mesmo pequenas exposições a comportamentos pró-sociais de outros indivíduos motiva altruísmo, potencialmente promovendo uma avenida para aumento geral dos níveis de pró-socialidade na sociedade".

Cada ato de bondade que fazemos, seja parar para um pedestre, ajudar um idoso, dizer um bom dia, pode sugestionar pessoas a fazer o bem também.

Que tal manter essa corrente funcionando? Referência: Schnall, S., Roper, J., & Fessler, D. M. T. (in press). Elevation leads to altruism, above and beyond general positive affect. Psychological Science. (Clique aqui para acessar o artigo)

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo