Dependência química e abuso de drogas

Uma breve e básica explicação do que é toxicodependência


O que são drogas? Drogas são substancias químicas utilizadas como medicamentos ou como ingredientes de medicamentos, que afetam o corpo e a mente e apresentam potencial de abuso. As drogas apresentam profundo impacto no balanço neuroquímico do cérebro, o que afeta diretamente como nos sentimos e agimos.

O que é Abuso de drogas? É o uso deliberado de substancias capazes de alterar o humor ou comportamento sem uma prescrição medica para isso. É o uso de qualquer droga a ponto de interferir com a saúde, status econômico ou funcionamento social do indivíduo ou de outros. Por exemplo, se um homem bebe e dirige alcoolizado, isso já configura abuso de drogas. Se nessa situação ele atropela alguém, é o abuso de drogas interferindo com a vida de outrem. O abuso também acontece quando o paciente tem que usar um comprimido para dormir, por exemplo e está tomando dois, três ou mais.

O que é Dependência de drogas? É um estado de dependência psicológica ou física de uma certa substância após um período de uso periódico ou contínuo da mesma. A dependência é caracterizada por: Tolerância - o individuo precisa de doses maiores para conseguir o mesmo efeito Sintomas de retirada/abstinência - a cessação do uso de drogas causa sintomas adversos físicos e psicológicos.

Tipos de dependências Habituação à droga ou dependência psicológica É uma condição que resulta do consumo repetido de uma determinada droga. É caracterizada por: - desejo, mas não compulsão do uso de drogas - o uso da droga com o sentido de melhorar o bem estar - pouca tendência ao aumento da dose - o utilizador de droga é mais afetado negativamente do que a sociedade ou outros

Dependência química ou toxicodependência É um estado de intoxicação periódica ou crônica produzido pelo consumo repetido de uma determinada droga cujas características são: - desejo pungente ou necessidade (compulsão) para continuar o uso da droga ou para obtê-la por quaisquer meios necessários. - tendência ao aumento da dose - efeito detrimental ao individuo e à sociedade - a cessação da droga leva a distúrbios físicos. O individuo que abusa de drogas (utilizador de drogas/usuário de drogas) é a pessoa que utiliza/administra drogas ou permite a outros que lhe administrem drogas sem aprovação medica. (Isso inclui comprimidos para dor e quaisquer outros medicamentos). Pode ocorrer de diversas maneiras: Experimentação: por curiosidade o indivíduo utiliza drogas uma ou poucas vezes. Utilizador casual: É aquele que de tempos em tempos usa drogas para "refrescar" sua mente e corpo, e como forma de diversão ou relaxamento. Toxicodependente/adicto: é aquele que regularmente consome drogas e que adquiriu dependência física ou psicológica, que passaram dos limites do seu poder voluntário (i.e, embora ele ache que pode parar quando quiser, na verdade não consegue parar!) Um bom exemplo 'e o escritor americano Mark Twain que dizia: "Parar de fumar é muito fácil. Eu sei disso porque já parei mais de mil vezes!" Classificação das drogas de abuso existem varias formas de classificar as drogas, mas a mais comum é pelo tipo de efeito que elas causam. Assim, as drogas podem ser divididas em

Depressores do Sistema Nervoso Central (SNC) Estas são drogas que diminuem as funções do SNC, resultando em prejuízo da capacidade de julgamento, da audição, da fala e da coordenação motora. Elas fazem com que a mente fique lenta, e podem retardar reações corporais (como a respiração) a ponto de causar mortes acidentais. Exemplos incluem -Opiáceos (morfina, tramadol, codeína, oxicodona, fentanil) - Sedativos-hipnoticos (benzodiazepinicos - diazepam, clonazepam, bromazepam, alprazolam, etc; barbituratos, tranquilizantes) - Inalantes - Álcool

Estimulantes do SNC Ao invés de causar relaxamento e sono, elas produzem um estado mental de alerta, reduzem o apetite e produzem um sentimento de bem estar. Exemplos incluem: -Cocaína -Crack -Anfetaminas (Speed, metanfetaminas) Alucinógenos/Psicodélicas São drogas que afetam sensação, pensamento, emoções e capacidade de entendimento. O utilizador experimenta sensações de delírios e alucinações. Exemplos incluem: -cannabis/maconha/marijuana/haxixe -LSD (dietilamida do ácido lisérgico) -PCP (Fenilciclidina)


No nosso próximo post vamos explicar o que acontece no cérebro quando uma pessoa usa/abusa ou é dependente de substâncias. Fique de olho!