top of page

O que é afasia, condição que causou a aposentadoria de Bruce Willis?

Após 4 décadas de sucesso no cinema, Bruce Willis anunciou sua aposentadoria após o diagnóstico de afasia que impactou suas habilidades cognitivas.

Viver com afasia é como residir em um país estrangeiro onde você não entende a língua. Gestos, sinais e outras formas de comunicação não ajudam muito. A condição torna a fala difícil, as palavras adequadas ficam elusivas e é difícil entender a língua falada ou escrita. Pode ser causada por eventos isquêmicos (“derrame”), trauma ou doenças neurodegenerativas.

Colegas de trabalho do ator alertaram a família sobre os sintomas cognitivos: às vezes ele não sabia onde estava (desorientação) e apresentou dificuldades para lembrar o roteiro. Os produtores de seu último filme mudaram a agenda, os diálogos e ele foi visto filmando com a ajuda de um ponto eletrônico antes de se aposentar.

O diagnóstico e intervenção precoce são importantes para iniciar terapia com fonoaudiólogos e desenvolver um sistema de comunicação para quando a fala faltar.

Embora pouco conhecida pela população, de acordo com a National Aphasia Association, a condição é mais comum que a Doença de Parkinson, a paralisia cerebral ou a distrofia muscular e afeta principalmente indivíduos de meia-idade ou idosos, com idade média de diagnóstico por volta dos 70 anos.



8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page