top of page

Tensão emocional (estresse)


Sentir-se estressado é perfeitamente normal, especialmente em períodos de crise. O estresse pode ajudar a manter o foco no trabalho, mas também pode sobrecarregar e atrapalhar seu desempenho. Como diferenciar o estresse benéfico do patológico?


Benefícios do estresse

O estresse é uma “descarga de energia” que ajuda a decidir o curso de uma ação. Em pequenas doses ele pode ajudar a cumprir os desafios diários e atingir seus objetivos melhorando até mesmo a memória.

O estresse é vital para nosso sistema de alerta, produzindo a resposta de luta e fuga. Quando o cérebro percebe algum estressor ocorre uma cascata de neurotransmissores e hormônios como adrenalina, noradrenalina e cortisol. Eles produzem reações como aumento da pressão arterial e frequência cardíaca. Além disso, os sentidos ficam mais aguçados para que possamos evitar situações fisicamente estressantes (como sair da frente de um carro indo em sua direção). Algumas pesquisas indicam que o estresse pode até melhorar seu sistema imune.

E quando o estresse é demais?

Estressores que permanecem por semanas ou meses podem enfraquecer o sistema imune, levar a aumento da pressão arterial, causar cansaço, ansiedade e depressão. Adrenalina demais pode fazer mal ao seu coração.


O estresse é parte inevitável da vida, mas você pode melhorar sua resposta a ele, evitando ou modificando situações que causam estresse prejudicial.


41 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page