Desmistificando o sono

10 mitos comuns sobre o sono - verdades ou mentiras?


Não há nada pior que passar a noite acordado após ter tentado tudo que você podia para dormir.

A insônia é um problema comum e a estatística mostra que 4 em 10 adultos já sofreram com ela. Vamos desvendar as crenças mais comuns (identificadas em uma pesquisa recente) sobre sono para te ajudar a dormir melhor.

1. Ar fresco tira o sono


56% dos entrevistados acreditam que é mais fácil permanecer acordado quando dirigindo com as janelas abertas ou o ar condicionado ligado. De acordo com o National Sleep Foundation a estratégia é ineficaz e perigosa. Se você está dirigindo cansado o melhor a fazer é parar em uma área segura e tirar uma soneca de 15 a 45 minutos.

2. Seu cérebro “descansa” enquanto você dorme


Quase metade dos entrevistados (48%) acreditam que o cérebro finalmente descansa quando dormimos. Enquanto o corpo descansa no sono, o cérebro, entretanto, permanece ativo, “recarrega” e mantém o controle das funções do corpo, inclusive a respiração.

3. Nunca acorde um sonâmbulo


Um dos mitos mais persistentes é que se alguém está sonâmbulo andando pela casa não deve ser despertado. 50% das pessoas entrevistadas acreditam que essa ideia está correta. O melhor a fazer nessa situação é guiar o sonâmbulo gentilmente para a cama pois há risco dessa pessoa cair ou se machucar de outras formas.

4. Pode-se engolir alguns insetos enquanto dormimos


É comum encontrarmos alguns insetos no quarto ocasionalmente: mosquitos, aranhas, mariposas… A probabilidade de engolir essas criaturas enquanto dormimos é tão baixa que quase inexistente. Entretanto, 30% dos entrevistados acreditam nisso.

5. Nós só sonhamos no sono profundo


50% dos entrevistados disseram que o sono só ocorre nos níveis mais profundos do sono. Os sonhos aparecem em todos os estágios mas são geralmente mais vívidos no sono REM (Rapid Eye Movement).

6. Bebidas alcoólicas ajudam a dormir


Enquanto um pouco de álcool pode relaxar e potencialmente ajudar a dormir, não é uma estratégia eficaz. O álcool é um depressor do sistema nervoso central e, enquanto ajuda a adormecer melhor, a qualidade do sono é prejudicada.

7. É melhor ficar na cama se não conseguir dormir


Um terço dos entrevistados acreditam que se você está com dificuldades para adormecer, o melhor é ficar na cama.

Pode ser difícil levantar e ir fazer outra coisa, mas especialistas de sono são unânimes em dizer que essa é a estratégia mais eficaz. Se você não consegue dormir após 30 ou 40 minutos, saia da cama, vá para outro lugar confortável, leia um livro sob luz fraca até sentir sono novamente.

8. Você pode compensar o sono perdido


Você trabalhou ou estudou muito a semana inteira, muitas vezes adentrou a noite e programa dormir no fim de semana para compensar. A realidade, entretanto, é que não se compensa o sono perdido. Embora se acredite que dormir a mais no fim de semana ajuda a equilibrar a balança, o consenso científico diz que é melhor manter uma rotina consistente de sono com a hora certa dormir e de acordar.


9. O ronco é inofensivo


Cerca de 17% dos entrevistados acreditam que o ronco é só uma chatice quando, na verdade, pode ser sinal de problemas de saúde.

A apneia do sono é uma condição de ronco e respiração interrompida durante o sono. Se você suspeita que pode estar com a condição, procure um médico para avaliação.

10. Comer queijo antes de dormir aumenta o risco de pesadelos


15% dos entrevistados tem essa crença mas a realidade é que comer uma fatia de quejio pode até ajudar a dormir. Laticínios contém triptofano, um aminoácido que pode ajudar a adormecer. Também pode ajudar na redução do estresse e são alimentos calmantes.

Comer demais antes de dormir, entretanto, qualquer alimento, pode aumentar o risco de refluxo gastroesofágico e prejudicar a qualidade do sono.

Referências:

National Institute of Neurological Disorders and Stroke - Brain Basics: Understanding Sleep

Sleep Foundation - Myths and Facts about Sleep.

Calm - Most Widely Held Sleep Myths. Poll Ranks Top 10 by Peter Freedman


2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo